AMERICANA
Americana foi fundada em 27 de agosto de 1875 e recebeu esse nome pela história que tem. Após a guerra civil dos Estados Unidos (guerra da secessão), houve um grande fluxo de migração de norte-americanos para a região. Novas técnicas de agricultura e tecelagem foram trazidas para a cidade que, aos poucos, foi ganhando uma cultura mais americana. Daí, a origem do nome.
Americana é um município da Microrregião de Campinas. Localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 126 quilômetros. Ocupa uma área de 133,630 quilômetros quadrados, Em 2017, sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 233 868 habitantes,sendo que, em 2010, era o 34º município mais populoso do estado de São Paulo e o quarto mais populoso da Região Metropolitana de Campinas.
A cidade de Americana também é conhecida pela qualidade de vida que oferece aos seus moradores. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,840, ocupando a 19ª posição entre as cidades mais bem colocadas do Brasil. Além disso, a cidade lidera o Índice de Bem-Estar Urbano.
Americana foi apontada como a oitava cidade de melhor Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL) entre os municípios com mais de 100 mil habitantes do Brasil. O levantamento foi divulgado no último sábado (4) pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e apontou o município como um dos 10 melhores para se viver depois dos 60 anos.
O levantamento inédito avaliou 498 municípios de pequeno e grande porte (acima de 100 mil habitantes), e os dividiu em dois rankings. A metodologia utilizada elencou sete variáveis, que levam em conta questões específicas para idosos, mas também apontamentos gerais: Indicadores Gerais; Cuidados de Saúde; Bem-Estar; Finanças; Habitação; Educação/Trabalho e Cultura/Engajamento e mais de 60 indicadores, levando em conta até mesmo o clima. O resultado final chega a três rankings: um para o envelhecimento da população em geral; um para pessoas com idade entre 60 e 75 anos e um para aquelas acima de 75 anos.
Em uma avaliação de 0 a 100, Americana recebeu nota 75.0, teve avaliação acima da média nas sete variáveis e obteve as melhores avaliações nos quesitos Bem-Estar (81,71), Educação e Trabalho (89.29) e Indicadores Gerais (89.0).
A TES SAÚDE tem em seu portifólio diversas empresas clientes em Americana, que usam produtos e serviços de saúde com abrangência local, regional e nacional, tanto em saúde como em odontologia e cartões de descontos.